Campo Grande dos Ipês

Reconhecimento internacional: Bodoquena é eleita como um dos 100 destinos mais sustentáveis do mundo

Município integra premiação mundial por práticas inovadoras de turismo sustentável, atraindo destaque internacional

(Créditos: Reprodução)


O município de Bodoquena, em Mato Grosso do Sul, foi eleito um dos 100 destinos mais sustentáveis do planeta, destacando-se por suas práticas inovadoras de turismo ecológico. O anúncio foi feito na última quinta-feira (17), durante uma conferência internacional. O município concorreu com outros 17 destinos brasileiros, e 14 deles foram premiados.

A iniciativa “TOP 100 Stories” da Green Destinations avalia critérios rigorosos de sustentabilidade, com indicadores que medem o impacto ambiental, econômico e social. Ao atingir os padrões exigidos, Bodoquena agora integra o “Green Destinations Stories Awards”, consolidando-se como referência mundial.

A história vencedora do município, intitulada “Parceria ambiental: fortalecendo comunidades por meio do turismo”, foi desenvolvida em parceria com o Instituto Del, Senac-MS e a Fundação de Turismo. A iniciativa busca fortalecer a governança local, promovendo um turismo que beneficia tanto a comunidade quanto o meio ambiente.

O diretor regional do Senac MS, Vitor Mello, destaca a importância da premiação para o desenvolvimento da região. “Esse reconhecimento mostra que o caminho da gestão participativa, com um modelo para o desenvolvimento econômico sustentável e a participação da tríade: comunidade, governo e empresa privada, cria ambientes favoráveis para a implementação de políticas que fortalecem o setor”, diz.

Para o diretor superintendente do Instituto de Desenvolvimento Econômico Local (IDEL), Rodrigo Cidade, o reconhecimento é um marco histórico.

“Ver esses destinos brasileiros no TOP 100 Stories é uma declaração poderosa de que o Brasil é a vanguarda do turismo sustentável. O trabalho realizado por cada um desses locais é uma prova viva de que podemos liderar o caminho para um futuro mais consciente, onde o turismo serve não apenas ao visitante, mas também à nossa terra e às nossas comunidades”, pontua.

Bodoquena Sustentabilidade

23 Visualizações


Escrito por:

CAMINHO DOS IPES

Convention & Visitors Bureau e Instância de Governança Regional


ver mais notícias