Presidente da Embratur recebe premiação por potencializar turismo do Mato Grosso do Sul e do Brasil
8ª edição do Prêmio Piraputanga de Turismo reconheceu trabalho de Marcelo Freixo e equipe para “revolucionar a gestão do turismo, potencializando o Brasil nos grandes mercados internacionais”
O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, foi homenageado nesta quinta-feira (21) com o Prêmio Piraputanga de Turismo, durante cerimônia em Bonito, Mato Grosso do Sul. A honraria, que celebra ações de impacto no setor turístico, destacou a atuação de Freixo por "revolucionar a gestão do turismo e impulsionar o Brasil nos mercados internacionais".
A premiação, organizada pela Mídia Brasil Associados em parceria com o Conselho Municipal de Turismo de Bonito, homenageou 15 personalidades, incluindo lideranças políticas, gestores públicos e empresários que contribuíram para o desenvolvimento do turismo no Brasil e no estado.
Em seu discurso, Marcelo Freixo ressaltou o papel do turismo como motor de desenvolvimento econômico. “Esse prêmio é o reconhecimento do trabalho de muita gente que faz a roda do turismo girar, faz os olhos dos turistas brilharem e faz a nossa economia crescer, gerando mais emprego e renda para um setor formado, em 95%, por micro e pequenas empresas. Temos que desmistificar a ideia de que o Brasil oferece somente sol e praia. O Brasil é muito mais que isso e estamos trabalhando para mostrar ao mundo que o Brasil também é gastronomia, é cultura, é sustentabilidade”, afirmou.
Freixo também comemorou os resultados crescentes do turismo no país. “Bonito, por exemplo, foi eleito pela 18ª vez como Melhor Destino de Ecoturismo do Brasil. Isso reforça que estamos no caminho certo ao priorizar uma gestão eficiente e ferramentas que gerem negócios para o setor”, completou.
Os vencedores receberam troféus em forma de piraputangas, peixes que simbolizam a região, criados pelo artesão local Nilson Santos. A cerimônia contou com a presença de autoridades como o governador Eduardo Riedel, o prefeito de Bonito, Josmail Rodrigues, e o presidente da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul, Bruno Wendling. O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, participou do evento por videoconferência.