Campo Grande apresenta aumento no número de empresas no Cadastur
Cadastros turísticos em Campo Grande crescem 28,75% após pandemia.
O município de Campo Grande/MS apresentou, neste ano, um aumento no número de empresas cadastradas no Cadastur, um sistema de cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor de turismo do país. O resultado foi significativo, especialmente após a queda ocorrida durante a pandemia. Segundo a pesquisa, em 2020, havia apenas 414 empreendimentos cadastrados, enquanto em 2024 o número saltou para 533, totalizando um aumento de 28,75%.
Os guias de turismo, que em 2020 eram 46, contabilizam 72 prestadores de serviços em 2024, ou seja, um aumento de 56,52%. Já as agências de viagens, que eram 196 em 2020, totalizam hoje 245, correspondendo a um aumento de 25%. Em relação aos restaurantes e similares, em 2020 havia apenas 20 empresas cadastradas, um número muito inferior ao de 2024, que conta com 75 registros, apresentando um aumento extremamente relevante de 275%.
Esse cadastro garante diversas vantagens e oportunidades aos seus cadastrados e é também uma importante fonte de consulta para o turista. O programa é executado pelo Ministério do Turismo em parceria com os órgãos oficiais de turismo nos 26 estados e no Distrito Federal. Esse cadastro é obrigatório para acampamentos turísticos, agências de turismo, meios de hospedagem, organizadoras de eventos, parques temáticos, transportadoras turísticas e guias de turismo.
O cadastro oficial das empresas é responsável por elevar o ranking do município no Mapa do Turismo Brasileiro. Aos cadastrados, o MTur oferece linhas de crédito e acesso a cursos de qualificação. Segundo a Superintendente de Turismo, Wantuyr Tartari, “O aumento de cadastros é sinal de que os empreendimentos estão acreditando cada vez mais na força econômica do turismo.”
Para visualizar a pesquisa na íntegra, basta acessar o link: clique aqui.