Mato Grosso do Sul tem crescimento de 81% no turismo em 2023
Estado atraiu número recorde de visitantes no ano passado
Mato Grosso do Sul registrou um crescimento expressivo no setor de turismo em 2023, atraindo cerca de 250 mil viagens domésticas, um aumento de 81% em comparação a 2021, quando o estado recebeu 138 mil turistas. Os dados foram revelados pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), realizada pelo IBGE em conjunto com o Ministério do Turismo, e destacam a força crescente do setor no estado.
Esse movimento injetou aproximadamente R$ 361 mil na economia local, com os turistas gastando, em média, R$ 1.445 por pernoite. O ministro do Turismo, Celso Sabino, celebrou os números e destacou os esforços do governo em fomentar o setor. "Esses números confirmam a potência do turismo brasileiro. Estamos trabalhando para ampliar a conectividade aérea, facilitar o acesso a crédito para viagens e incentivar o turismo nacional", declarou.
A pesquisa também revelou que a maioria dos turistas (36,8%) foi atraída por visitas a familiares e eventos com amigos. O lazer foi responsável por 31,5% das viagens, enquanto 24,9% dos deslocamentos tiveram como objetivo o tratamento de saúde. Outros motivos responderam por 6,9% das viagens.
Em nível nacional, o turismo também mostrou sinais de recuperação, com o registro de 21,1 milhões de viagens em 2023, um aumento de 71,5% em relação a 2021. O Sudeste liderou os deslocamentos, seguido por Nordeste, Sul, Centro-Oeste e Norte. O lazer se destacou como o principal motivo para as viagens no Brasil, representando 38,7% dos deslocamentos, seguido por visitas familiares (33,1%) e negócios (14,3%).
Entre os destinos mais procurados para lazer, 46,2% dos turistas optaram por locais de sol e praia, enquanto 22% buscaram experiências de ecoturismo e aventura. Segmentos relacionados à cultura e gastronomia também registraram crescimento, atraindo 21,5% dos viajantes.