Com diálogo sobre inovação e tendências do setor, 5° Mostra de Turismo teve recorde de público
Cerca de 200 participantes entre empresários, profissionais e universitários do segmento marcaram presença no evento
Com ampla programação composta por palestras e painéis, a 5ª Mostra de Turismo de Campo Grande promoveu o diálogo sobre inovação e o futuro do segmento na capital sul-mato-grossense e no Estado. Realizado na terça-feira (19), pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Sectur), e o Sebrae/MS, o evento atingiu um público recorde com a participação de cerca de 200 pessoas entre empresários, profissionais e universitários do segmento.
Segundo a secretária municipal de Cultura e Turismo, Mara Bethânia Gurgel, a mostra reuniu representantes de diversos segmentos do turismo, mostrando o papel da capital para contribuir com o fomento do setor em Mato Grosso do Sul. “Campo Grande precisa avançar mais na área do turismo e essa discussão, realmente, retrata isso. Nossa cidade tem vocação para o turismo de eventos, então a cidade precisa, de alguma maneira, receber mais eventos. Além disso, não só o turismo rural, como o ecológico tem feito sucesso, principalmente na região ao redor”, destacou a secretária.
A diretora-técnica do Sebrae/MS, Sandra Amarilha, reforçou a importância do setor para alavancar a economia do município e trazer oportunidades aos empreendedores locais. “O turismo deve ser visto como um importante potencial econômico da nossa cidade. Além dos atrativos, temos diversas empresas beneficiadas pelo setor, principalmente, quando olhamos para os pequenos negócios. São mais de cinco mil cafeterias e restaurantes, por exemplo, e 500 agências de turismo. Então, a mostra é importante para evidenciar tudo isso, fortalecendo o trade turístico e promovendo, de fato, a integração dos segmentos”, expôs Amarilha.
De acordo com o presidente da Fundação de Turismo do Mato Grosso do Sul, Bruno Wendling, a capital é vista como a “porta de entrada” para o Estado e possui potencial para se tornar um destino ainda mais atrativo. “A cidade desempenha um papel fundamental na economia de MS e necessita, cada vez mais, de um posicionamento bem definido, para que seja uma capital de negócios, de eventos, de observação de aves, e que consiga atrair um público diferenciado. Acredito que as coisas estão começando a se organizar, para que Campo Grande seja, de fato, um destino bem importante do Estado, não só o portão de entrada, mas um destino de chegada, não só de passagem”, pontuou.
Homenagem e troca de conhecimentos
Neste ano, o evento trouxe uma ampla programação com palestras, painéis e apresentações culturais, além da entrega do troféu Edson Contar para turismólogos que se destacaram pelo trabalho na área em 2024. Neste ano, duas personalidades reconhecidas pela atuação no segmento foram escolhidas pelo Conselho Municipal de Turismo: Wantuyr Tartari, superintendente de Turismo da Sectur e Flávia Neri, assessora de Sustentabilidade de Ação Climática no Turismo da Fundtur/MS.
Além da entrega da honraria, a 5ª Mostra de Turismo também trouxe conhecimento para o público com a realização de palestras e painéis. Dentro do cronograma, o tema “Inteligência artificial, Marketing, Inovação Digital e Redes Sociais no turismo”, foi abordado pelo especialista em marketing digital, Juliano Kimura.
“Eu trouxe um pouco de conhecimento em relação à evolução das redes sociais até a chegada do marketing digital, mostrando como essas ferramentas vêm transformando o resultado das empresas, principalmente na área de turismo, onde podemos usar a inteligência artificial e as novas tecnologias para viabilizar soluções que antes não existiam”, apontou Kimura que, atualmente, é destaque no cenário brasileiro com mais de 20 anos de experiência na indústria de tecnologia.
O evento também trouxe a palestra “Orientações estratégicas e alinhamento com políticas públicas nacionais para inovação e transformação de destinos turísticos" e os painéis: “O case de Curitiba e o futuro do turismo em Campo Grande”; “Histórico sobre o turismo em Campo Grande” e “Oportunidades turísticas em Campo Grande: Segmentação e mercado”, abordando o potencial do município em diferentes áreas como turismo rural, de natureza, gastronômico e cultural.
Para finalizar, a 5ª Mostra de Turismo de Campo Grande realizou a apresentação dos trabalhos desenvolvidos na área pelos acadêmicos dos cursos de turismo da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS).
Quem participou do evento como o gerente dos hotéis Accor, Novotel, Ibis e Ibis Budget, Leonardo Vilela, pontuou que a mostra promoveu a conexão entre os empresários e entidades, para que trabalhem juntos no fortalecimento do turismo. “Precisamos fazer com que Campo Grande seja percebida e notada como uma capital com diversos atrativos e a Mostra de Turismo trouxe essa reflexão e trouxe a ‘pegada’ turística que temos na cidade”, comentou.
Segundo a coordenadora do evento, a turismóloga Fany Menezes, a realização da iniciativa é resultado de uma atuação conjunta em prol do fortalecimento do segmento. "A equipe trabalhou para garantir uma experiência inesquecível aos participantes. A excelência na qualidade do que foi entregue é refletida na satisfação dos presentes. A organização e os temas pertinentes ao que está acontecendo hoje com uma visão voltada para o futuro, contribuíram para essa conquista. Agradeço à equipe, parceiros e fornecedores pelo empenho. Já estamos planejando a próxima edição", expôs.
Durante o evento foi realizada uma pesquisa de satisfação, onde mais de 84% atribuíram nota máxima a 5° Edição da Mostra de Turismo, o que comprova a aceitação do trade e consagra essa importante ação da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo em parceria com o Sebrae/MS.