Carnaval em Campo Grande terá reforço médico na Esplanada e na Praça do Papa
Estrutura contará com médicos, enfermeiros e leitos para atender emergências durante a folia

A Prefeitura de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), reforçou o atendimento médico nos principais pontos de Carnaval da capital. Equipes de saúde estarão de prontidão na Esplanada Ferroviária e na Praça do Papa, oferecendo suporte para casos de urgência e evitando a sobrecarga nas unidades de saúde.
“Nosso foco é estar presente onde a população mais precisa, garantindo um suporte de saúde rápido e eficiente”, afirma a secretária municipal de Saúde, Rosana Leite.
Na Esplanada Ferroviária, onde ocorrem os maiores blocos de rua, o atendimento começa neste sábado (22) e estará disponível também nos dias 28 de fevereiro, 1º, 2, 3, 4, 7 e 8 de março, sempre das 14h à meia-noite. A estrutura contará com dois médicos, dois enfermeiros, quatro técnicos de enfermagem e um assistente social. O espaço terá 11 leitos, sendo seis com macas e cinco poltronas para hidratação.
Já na Praça do Papa, onde acontecem os desfiles das escolas de samba, o atendimento será realizado nos dias 3 e 4 de março. No local, a equipe contará com um médico, um enfermeiro e um técnico de enfermagem.
“Estamos preparados para atender casos de desidratação, intoxicação alcoólica, traumas e outras urgências comuns nesse período. A presença dessas equipes evita a sobrecarga nas unidades de saúde e proporciona um atendimento mais próximo e eficaz para os foliões”, explica Ana Paula Cangussu, coordenadora da Rede de Urgência e Emergência da Sesau.
Carnaval seguro
Além do reforço no atendimento médico, a Sesau também intensificará as ações de prevenção contra infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), com a distribuição de preservativos masculinos e femininos. No Carnaval do ano passado, os postos de saúde atenderam 47 pessoas durante as festividades.