Campo Grande é destaque do Programa de Classificação Turística dos Municípios
Divulgado na última quarta-feira (10), o resultado do Programa de Classificação Turística dos Municípios do Estado.
A Fundação de Turismo do Mato Grosso do Sul, divulgou na última quarta-feira (10), o resultado do Programa de Classificação Turística dos Municípios do Estado. O programa tem por finalidade classificar o segmento turístico dos municípios em quatro níveis: SEMEAR, NASCER, FRUTIFICAR e COLHER.
Após análise dos dados coletados pela Fundtur/MS, Campo Grande e mais seis municípios foram considerados no nível COLHER, significando o topo da classificação. O resultado coloca Campo Grande na elite do turismo sul mato-grossense, pois equivale a dizer que suas obrigações, enquanto gestão pública está sendo cumprida.
Para manter-se neste patamar de classificação é preciso que as políticas voltadas para o turismo continuem a existir e sendo praticada por todos. Vários itens são levados em consideração como: a existência do Conselho Municipal de Turismo e Fundo Municipal de Turismo, número de empreendimentos inscritos no CADASTUR, entre outros.
O Superintendente de Turismo da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Wantuyr Tartari, destaca a importância do Programa de Classificação Turística para a continuidade das ações voltadas para o desenvolvimento do setor na Capital - “Embora o município esteja no topo dessa classificação, é preciso que a participação e o compromisso de todos com o turismo continuem. Agora o foco passa a ser: manutenção, promoção, comercialização e inovação”.
Realizado pela Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur-MS), o programa busca fomentar o ampliação da atividade turística em seus destinos, objetivando o desenvolvimento do setor nos municípios de Mato Grosso do Sul a partir do levantamento da infraestrutura turística, gestão pública e governança, sustentabilidade e mercado. Contribui também para que os gestores públicos municipais e estaduais conheçam o estágio de desenvolvimento no qual os destinos se encontram e tomem decisões estratégicas para melhorias nos processos de desenvolvimento.